Verdade ou Mito sobre lentes de contato!

15:44


Provavelmente, você já deve ter se perguntado: E se meu olho fosse de outra cor? 
Graças às lentes de contato, é possível mudar artificialmente as cores dos olhos. Este acessório tem tanto função estética quanto médica, em alguns casos.
“Ah, bem que eu queria usar, mas tenho medo...” Já ouvi várias pessoas dizerem isso, por isso nesta postagem esclarecerei algumas dúvidas e desmentirei alguns mitos relacionados às lentes de contato. Vamos lá?

- O uso das lentes de contato podem causar infecção nos olhos. Mito ou verdade?
DEPENDE. Bem, se você seguir as orientações de uso, o risco de infecção no olho é mínimo. É recomendável que a higiene diária seja feita, e ao fazê-la, lave bem as mãos antes de tocar nas lentes. Lembre-se que seus olhos são áreas sensíveis, e deve se ter muito cuidado com isso.

- As lentes podem pular do seu olho. Mito ou verdade?
QUASE MITO. Já imaginou a cena? Você está lá todo produzido(a), e de repente a lente pula do seu olho? Eu não sei você, mas eu ficaria bem constrangida! Se as lentes forem colocadas de forma adequada, elas ficam no lugar. Em raras ocasiões, as lentes podem acabar se movendo no olho, saindo do lugar, mas dificilmente cairá do olho.
Caso a lente saia do lugar, feche os olhos e massageie levemente sua pálpebra, ou lave BEM as mãos e a movimente com o dedo. (Nossa, que aflição!)

- A lente pode ir parar atrás do olho. Mito ou verdade?
MITO. Essa é uma das dúvidas mais estranhas que eu já vi. É fisicamente impossível uma lente ir parar na parte de trás do olho, já que há uma membrana reveste seu olho e se conecta no interior da sua pálpebra.

- A lente pode ficar presa no olho. Mito ou verdade?
MITO. As lentes podem ser removidas com facilidade, se você usar o método recomendado. Fique tranquilo(a), elas não vão “colar” nos seus olhos.

- Crianças e adolescentes não podem usar lente de contato. Mito ou verdade?
MITO. Qualquer pessoa pode usar lente de contato! Não há uma idade mínima ou máxima para o uso das lentes de contato. Muitas crianças e adolescentes as usam. Tudo depende da atitude da pessoa e do comportamento responsável, já que é necessário boa higiene e cuidados na hora de usa-las.


- Pode usar maquiagem com lente de contato. Mito ou verdade?
VERDADE. Claro que você pode usar maquiagem com lentes de contato, PORÉM são necessários alguns cuidados. Verifique a data de validade dos produtos, mantenha-os em locais arejados e evite dividir os produtos com outras pessoas. A parte mais importante do processo é a limpeza. Ao remover a maquiagem, lembre-se de tirar as lentes antes, hein!?

- Não pode dormir usando lente de contato. Mito ou verdade?
VERDADE. Dormir com lentes de contato é um erro GRAVÍSSIMO! Essa atitude é umas principais causas de úlceras na córnea! Quando você dorme, sua córnea é nutrida pela pálpebra.  Se você estiver usando lentes nessa hora importantíssima, dificultará a nutrição e a oxigenação da córnea, causando feridas e lesões que podem se tornar infecções, ou seja, NUNCA, JAMAIS durma com lentes de contato!

- Podemos limpar as lentes com saliva. Mito ou verdade?
MITO. Você está louco(a)? A saliva tem vários microorganismos que podem causar horrores nos seus olhos, assim como a água corrente. Lembre-se que a higiene é a coisa mais importante ao usar lentes de contato, use os produtos certos!

- Colírio caseiro é bom para as lentes. Mito ou verdade?
MITO. “Mas a minha mãe tem uma fórmula caseira de colírio...” Há colírios que se usados, podem causar problemas tão graves que levam à cegueira. Ou seja, use o colírio certo, de preferência, aquele recomendado por um oftalmologista!

Pode usar a lente direto. Mito ou verdade?
MITO. As suas córneas precisam de oxigênio e nutrição, por isso, é recomendável que após algumas horas de uso, o usuário fique um tempo sem elas. Atualmente, existem lentes mais modernas que podem ser usadas por um longo período de tempo, mas com as convencionais é recomendado cautela e moderação.
Espero ter esclarecido algumas dúvidas em relação às lentes de contato! 
Mais não se esqueça, se chegou até aqui de uma conferidinha no vídeo sobre lentes de contato lá no Leite com Biscoito, é só clicar na imagem!
 Minhas lentes de contato!

Ao usa-las, tenha uma atitude responsável, com saúde não se brinca! Lembre-se que você só tem dois olhos e não dá para substituí-los!
É isso aí monstrinho, espero que tenha gostado. Até a próxima!


Você não pode deixar de ver

0 comentários